Live apresenta Plano Família Previdência Municípios

fpm_2Os servidores vinculados aos Regimes Próprios de Previdência Social das prefeituras terão a oportunidade de conhecer detalhes do Plano Família Previdência Municípios, produto desenvolvido pela Fundação e que está sendo ofertado para a adesão dos entes federativos a um Regime de Previdência Complementar (RPC).

A live, uma parceria da Fundação com a consultoria BRPREV Atuários, será uma aula sobre como implementar o RPC nos municípios, com apresentação do Diretor-Presidente, Rodrigo Sisnandes Pereira e está agendada para o próximo dia 06 de agosto, às 10 horas, com transmissão pela Plataforma Zoom.

O objetivo é esclarecer dúvidas sobre a implantação do RPC nos municípios e apresentar as vantagens de contratar um plano já estruturado e com gestão de uma entidade consolidada no mercado. O “Família Previdência Municípios” possui características flexíveis para os entes federativos ofertarem uma previdência complementar de acordo com suas necessidades e com baixo custo.

As inscrições para a live podem ser feitas aqui.

Neste ano, os municípios que possuem regimes próprios de previdência social deverão ofertar, obrigatoriamente, um regime complementar para os servidores que ganham acima do teto da previdência. O prazo para implantação encerra no próximo dia 12 de novembro, conforme estabelecido pela lei que instituiu a nova previdência em 2019.

O Regime de Previdência Complementar funcionará com as contribuições paritárias dos servidores e do ente federativo e serão constituídas contas individuais em nome de cada servidor. O servidor terá mais uma fonte de geração de recursos formada pelo retorno dos investimentos sobre essas contribuições. Isso acontecerá porque o sistema de previdência complementar adota o regime de capitalização para lastrear o fundo garantidor de benefícios dos participantes. O servidor poderá passar para outro patamar financeiro com um potencial de ganhos de rentabilidade dos investimentos no regime complementar.

Esse é um novo mercado que se abre para a Fundação. A Entidade vem realizando, nos últimos meses, uma série de reuniões com prefeituras, estabelecendo contatos com representantes do poder público municipal e inclusive foi procurada por prefeituras de outros estados.

“Temos um plano de previdência pronto para atender os entes federativos e que garantirá uma adesão rápida e sem taxas para prefeituras e servidores. Não faz sentido para a administração municipal criar, do zero, uma entidade de previdência complementar, considerando todos os custos que envolvem a gestão previdenciária”, afirma Rodrigo Sisnandes Pereira, Diretor Presidente da Fundação Família Previdência.

Com 41 anos de experiência no mercado, a Fundação faz a gestão de 12 planos previdenciários para mais de 20 empresas e entidades associativas. Está listada entre as entidades aptas a gerir regimes complementares no Guia da Previdência Complementar para Entes Federativos, publicado pelo Ministério da Economia. É a maior gestora de previdência do Rio Grande do Sul, com um patrimônio de mais de R$ 7 bilhões, 18,5 mil participantes e que administra uma folha mensal de R$ 54 milhões em benefícios para 9 mil aposentados e pensionistas.

“Como entidade sem fins lucrativos, revertemos toda a rentabilidade líquida dos investimentos para os planos previdenciários dos participantes”, destaca Sisnandes. Nos últimos 15 anos (2006-2020), a rentabilidade da Fundação Família Previdência foi de 481,5%, enquanto o CDI, no mesmo período, rendeu 316,5%.