Workshop Um Olhar para a Gestão forma novos dirigentes

Encontro virtual traz um panorama sobre a previdência privada e promove a troca de experiências com os conselheiros e diretores que permanecem na entidade.

workshopDe 31 de agosto a 03 de setembro, a Fundação Família Previdência reunirá seus conselheiros e diretores em um workshop para qualificação das lideranças que ingressaram na entidade no início deste semestre. A iniciativa vem ao encontro de uma das diretrizes da Fundação voltada para o aprimoramento do modelo de governança. O workshop vai tratar de pontos fundamentais referentes às responsabilidades de conselheiros e diretores para que todos tomem conhecimento dos instrumentos normativos e principais processos que envolvem a tomada de decisão e controle interno da Fundação, além de conhecer o funcionamento do sistema de previdência privada. O workshop será ministrado por técnicos da entidade e representantes da Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC.

A ideia é proporcionar uma formação básica sobre como funciona a Fundação para os novos dirigentes que assumiram os cargos em julho e oportunizar a troca de experiências com os representantes que permaneceram na gestão da entidade. Esta é a segunda edição do Workshop, evento realizado a cada dois anos, que acontece logo após a renovação no quadro de gestores. O curso gera pontos no Programa de Educação Continuada do Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS).

A Fundação Família Previdência administra a poupança previdenciária de mais de 18 mil participantes, com um patrimônio de R$ 7 bilhões. Paga R$ 50 milhões por mês em benefícios para 9.200 aposentados e pensionistas. São compromissos de longo prazo que demandam substanciais retornos dos investimentos, compatíveis com os compromissos atuariais dos 12 planos previdenciários sob sua gestão.

“O nosso sistema possui um diferencial na composição da governança, formada por gestores eleitos pelos participantes e indicados pelas empresas patrocinadoras dos planos previdenciários. Nesse sentido, é fundamental que conselheiros e diretores desenvolvam as competências necessárias para gerir a poupança previdenciária dos participantes. O segmento de previdência privada é bastante complexo e cada vez mais competitivo, exigindo qualificação e profissionalização dos gestores para a tomada de decisão”, avalia Rodrigo Sisnandes Pereira, Diretor Presidente da FFP.