Encontro discute papel da previdência complementar

live_tcheA importância da Previdência Complementar no contexto da Reforma da Previdência foi o centro dos debates da live organizada pela Tchê Previdência, no último dia 26 de agosto. A entidade que congrega os fundos de pensão gaúchos, instituidora do plano Família Previdência, reuniu o Diretor Presidente da Fundação, Rodrigo Sisnandes Pereira, e o especialista em direito previdenciário, Renato Von Mühlen. O evento foi transmitido, ao vivo, e está disponível nos canais da Tchê Previdência no Youtube e no Facebook, com mediação de seu Diretor Presidente, Cezar Henrique Ferreira.

Sisnandes falou sobre o desafio de democratizar o acesso ao sistema complementar para uma parcela maior da população. Programas de educação financeira e previdenciária podem ser o caminho para atrair os jovens a começar, desde cedo, a investir para o futuro e garantir mais qualidade de vida na aposentadoria. Hoje, a previdência complementar é opcional, mas se discute que seja um pilar obrigatório no futuro. O dirigente avalia que uma nova reforma no sistema público será antecipada, por conta do desarranjo fiscal provocado pela crise sanitária e econômica.

Renato Von Mühlen fez um resumo das principais mudanças implantadas desde o ano passado com a reforma da previdência. O novo modelo calcula o valor da aposentadoria pela média dos salários de toda a vida do trabalhador, o que, em sua opinião, tende a reduzir o benefício final por conta dos salários serem menores no início de carreira. Para ele, não há dúvida de que a previdência social se transformará em uma previdência assistencial, ofertando uma renda básica ao trabalhador, mas que deve continuar obrigatória conforme o modelo atual.

Clique no link abaixo para assistir a íntegra da live no canal da Tchê Previdência.

Live no Youtube.