“Cuidem dos idosos”, recomenda Ministério da Saúde

cuidarDos 18 mil participantes da Fundação Família Previdência, mais de 9.200 já recebem aposentadorias e pensões, a maioria já passou dos 60 anos de idade, ou seja, está em um dos grupos de maior risco de desenvolvimento da covid-19. Nesta terça-feira (17), o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, fez um apelo à população para que cuidem dos idosos. “É hora de filho e filha cuidar de pai, mãe, avó, tia-avó”, afirmou. Recomendou que as pessoas telefonem para saber notícias, mas evitem levar crianças para visitar idosos porque muitas delas não apresentam qualquer sintoma relacionado ao coronavírus, mas podem ser transmissoras da doença. “Elas não desenvolvem nenhuma coriza”, exemplificou o Ministro. “O momento agora é de proteção. Quanto menos idosos nós tivermos com esta gripe, menos pressão nós colocaremos nos leitos de CTI, já que eles, infelizmente, são os que desenvolvem a maior necessidade de cuidado intensivo”, concluiu Mandetta. Neste momento, é preciso que os idosos se conscientizem de que a melhor solução para evitar contato com o coronavírus é ficar em casa, deixar para os familiares mais jovens atividades como ir ao supermercado e à farmácia e receber o carinho dos netos à distância, mesmo que seja difícil.