Novas adesões chegam a 1.532 em 2019

longo_prazoO ingresso de novos participantes nos planos previdenciários segue em ritmo acelerado na Fundação. Até agora, os planos tiveram 1.532 adesões no ano, a maioria no Família Previdência Associativo, plano na modalidade instituidor que permite contribuições a partir de R$ 50,00. A meta da Fundação é chegar a 2 mil novos participantes até o final do ano. “A reforma da previdência está despertando as pessoas para pensar na previdência privada como fonte de renda futura e os nossos participantes estão percebendo o Família Previdência como uma oportunidade de poupança de longo prazo, incluindo seus familiares como titulares do plano”, avalia Rodrigo Sisnandes Pereira, Diretor-Presidente da Fundação.

Segundo matéria publicada no jornal O Globo em 11 de agosto, a estimativa do setor é que 4 milhões de brasileiros devem aderir à previdência privada nos próximos cinco anos. Hoje, o setor responde por 25% do PIB do país, considerando o segmento representado por bancos e seguradoras e o segmento composto pelas Entidades Fechadas de Previdência Complementar, do qual a fundação faz parte. Nos Estados Unidos, a poupança previdenciária é responsável por 76% do PIB e no Chile, 70%, conforme números da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em países como Reino Unido, Holanda e Suíça, o percentual ultrapassa 100% do PIB.

As Entidades Fechadas de Previdência Complementar é uma das principais oportunidades de adesão de trabalhadores ao sistema, com a vantagem de repassar toda a rentabilidade líquida obtida pelos investimentos dos planos. Isso porque essas organizações não têm fins lucrativos. “Todo o resultado retorna para o trabalhador”, salienta Sisnandes.

Neste segmento, os planos associativos e para familiares são bastante flexíveis com relação ao nível de contribuição e às possibilidades de resgates e de constituição de reservas para aposentadoria.

Confira no simulador disponível no site www.familiaprevidencia.com.br como é possível fazer uma poupança de longo prazo.