Fundação apresenta cenários econômicos em evento do SEPRORGS

baggioA Fundação participou, no último dia 07 de maio, de um encontro com empresários associados ao SEPRORGS. A entidade congrega 300 empresas do segmento de tecnologia da informação no Estado e é instituidora do Família Previdência.

O gerente de investimentos da Fundação, Bernardo Baggio, foi o palestrante do SEPRORGS Mais. Ele falou sobre o cenários econômicos no Brasil, destacando os desafios no âmbito doméstico, caracterizado pelo alto índice de desemprego, que chega a 12,7% da força de trabalho, ociosidade da capacidade instalada da indústria e a recuperação lenta da atividade, abaixo das expectativas do mercado. Segundo ele, o grande desafio são as reformas estruturais que devem vir após a reforma da previdência, começando por uma revisão do sistema tributário, incluindo a elevada carga de impostos incidentes sobre as empresas, equivalente hoje a mais de 30% do PIB.

Apesar do quadro desafiador, Baggio apontou algumas oportunidades de crescimento, especificamente na área de TI. Segundo ele, o consumidor brasileiro está preparado para a disrupção digital. Hoje, mais de dois terços da população tem acesso a smartphones e internet; o brasileiro gasta mais de nove horas por dia conectado; está entre o 2º e 3º lugar no mundo com relação ao uso de mídias sociais e entre os quatro primeiros em volume de downloads de aplicativos. Além disso, o processo de transformação digital está fomentando o crescimento do e-commerce, de modelos de economia compartilhada e serviços de entrega por aplicativos no país. Entre os principais setores com potencial de crescimento, Baggio ressaltou as Fintechs que estão abocanhando uma parcela do mercado dos bancos tradicionais, assim como oportunidades para desenvolvimento de iniciativas nas áreas de saúde, educação, serviços públicos, e-commerce, prestação de serviços e segurança.