Está chegando a hora de se aposentar?

ppaCurso de Preparação para Aposentadoria da Fundação CEEE abre caminho para uma transição mais tranquila.

Ser participante de uma Entidade de Previdência Complementar é um passo muito importante para a futura aposentadoria.Saber que a renda continuará sendo provida por outra fonte de recursos, além da Previdência Social, é motivo de tranquilidade para muitas famílias.

No entanto, outros fatores devem ser levados em conta por aqueles que querem passar essa fase com plenitude e qualidade de vida, administrando não apenas a saúde financeira com os recursos poupados em seu plano previdenciário, mas também a saúde física e mental.

A mudança de rotina traz muitos desafios para aqueles que, de uma hora para outra, se veem aposentados. Pensando nisso, a Fundação CEEE oferece um Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA), abordando as principais incertezas e medos que os participantes enfrentam neste período de transição entre o mundo do trabalho e o novo mundo, “sem trabalho”.

Com a participação de consultores especializados, o PPA da Fundação CEEE aborda temas como a reorganização do tempo livre, a importância de estabelecer novos projetos de vida, aspectos psicossociais inerentes à mudança de rotina, envelhecimento, relacionamento familiar, planejamento financeiro, entre outros, consolidando uma série de orientações importantes para aqueles que estão planejando sair do mercado de trabalho e aproveitar sua aposentadoria com novos desafios.

O curso, ministrado na sede da Entidade, em Porto Alegre, tem duração de três dias e é aberto para os participantes ativos que estão chegando perto da aposentadoria, com três anos de antecedência, ou menos. O participante pode trazer um acompanhante para o PPA. A ideia é que este planejamento seja feito antecipadamente para uma transição tranquila, sem sobressaltos, e comemorada como o início de uma nova etapa em família. Aqueles que já se aposentaram nos últimos três anos também podem participar, pois sempre há tempo para ajustar os trilhos da vida.

Neste ano, a Fundação inovou, abrindo o PPA para novos aposentados e para acompanhantes dos participantes. A família faz parte desse processo e também deve refletir sobre a mudança na rotina que a aposentadoria representa, definindo novos papéis e a retomada de um espaço no lar. É uma oportunidade para aposentados, futuros aposentados e familiares trocarem sentimentos, preocupações e expectativas durante o PPA.

Turmas agendadas
Em 2018, a Fundação CEEE receberá sua primeira turma de candidatos à aposentadoria nos dias 24, 25 e 26 de outubro. Esta primeira turma foi fechada com os participantes que já estavam inscritos em uma lista de espera de edições anteriores do curso.

Uma nova turma está agendada para novembro e as inscrições serão abertas em breve. Fique atento para garantir a sua vaga e de seu acompanhante para começar a planejar sua aposentadoria com antecedência.