Plano Família é case em evento sobre soluções em previdência complementar

seminarioPresidente Rodrigo Sisnandes apresentou a experiência da Fundação CEEE no segmento de planos para familiares de participantes.

Referência no mercado de planos de previdência dirigidos a familiares, a Fundação CEEE participou do Evento Mercer de Previdência Complementar, realizado em Brasília no último dia 28 de agosto. O encontro debateu os novos desafios para o sistema, considerando o crescimento do número de assistidos, a complexidade dos mecanismos de regulação, bem como as inovações disruptivas que estão exigindo soluções diferenciadas nos serviços, nos produtos previdenciários e nos investimentos.

O presidente Rodrigo Sisnandes Pereira (à direita na foto) participou do painel “Novas Soluções – Fundos Instituídos e Setoriais”, no qual estavam presentes o Diretor Presidente da ABRAPP, Luís Ricardo Marcondes Martins e a Diretora de Administração e Seguridade da Fundação Copel, Cláudia Cardoso de Lima. Sisnandes falou sobre como a Fundação CEEE inovou, remodelando o Plano Família Previdência na modalidade associativa e lançando um novo produto com a mesma marca, dirigido a empresas de todos os segmentos do mercado. “As soluções que apresentamos nesse painel possibilitam ao segmento de previdência complementar o ingresso de uma grande parcela da população que até então não tinha cobertura. Nossa experiência está contribuindo para o aprimoramento de todo o sistema”, comenta Sisnandes.

As mudanças no Plano Família Previdência possibilitam o ingresso de todos os participantes e seus familiares na modalidade Associativa. Por outro lado, empresas podem oferecer o plano Corporativo para seus empregados e estes poderão colocar seus familiares na versão Associativa. “Temos um grande potencial de crescimento entre os 16 mil participantes que estão na Fundação. Se cada participante colocar um familiar, teremos um plano com outras 16 mil vidas cobertas pelo Família Previdência”, frisa Sisnandes. Em menos de um ano, o Família Previdência Associativo dobrou de tamanho, chegando a 1.188 participantes e a um patrimônio de R$ 8 milhões. “Estamos abrindo as portas para uma nova previdência, mais focada na função social do sistema, universalizando o acesso”.

Com relação às necessidades de inovação nos serviços prestados aos participantes, Sisnandes salientou que o sistema precisa investir em ferramentas digitais, adotando processos de adesão, sem burocracia, já existentes no mercado em outros segmentos, além de estabelecer uma interface mais acessível no relacionamento diário com os clientes. “O segmento precisa de um programa institucional permanente de educação previdenciária, regras tributárias mais brandas que beneficiem aqueles que investem em previdência, além de uma legislação mais flexível para o ingresso de participantes. Com isso, teremos mais condições de fidelizar os clientes”, argumentou.

O evento, que teve a participação de representantes da PREVIC e de outros fundos de pensão, também debateu as perspectivas para o segmento adotar novas soluções em investimentos. Diversificação do portfolio e aplicações no exterior foram algumas das soluções apresentadas no painel.

Foto: Divulgação ABRAPP