Workshop promove formação de dirigentes

workshopO segundo e último encontro do Workshop para dirigentes, realizado no dia 27 de agosto, reuniu conselheiros deliberativos e fiscais, diretoria executiva e colaboradores da Fundação CEEE. O evento encerrou o ciclo de dois encontros que apresentaram um panorama introdutório sobre a Entidade e a governança no segmento de fundos de pensão.

Investir na formação dos dirigentes é um dos caminhos para que as Entidades Fechadas de Previdência Complementar aprimorem suas práticas de governança. Com este Workshop, a Fundação proporcionou uma formação básica sobre seu funcionamento para os novos dirigentes que assumiram os cargos em julho e oportunizou a troca de experiências com os representantes que permaneceram na gestão da entidade.

Os atuários Denis Schmitt e Camila Tejada abordaram a gestão do passivo dos planos previdenciários, mostrando como funciona o acompanhamento dos compromissos referentes ao pagamento de benefícios dos 12 planos administrados pela entidade. O gerente financeiro e contábil, Adriano Carlos Medeiros, apresentou um panorama das demonstrações contábeis e notas explicativas, que são divulgadas no Relatório Anual de Informações e publicadas no site da entidade.

A gestão do ativo foi o tema apresentado pelo gerente de investimentos Bernardo Baggio que falou sobre a nova legislação que estabelece as regras gerais para os investimentos das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, as práticas de gestão adotadas pela Fundação e a composição da Política de Investimentos da Entidade. O gerente jurídico Moacir Reis de Oliveira Júnior fez um resumo das penalidades e multas previstas para dirigentes de fundos de pensão em caso de descumprimento da legislação.

Outros temas abordados no Workshop foram as práticas de gestão de riscos e controles internos adotadas pela Fundação, o sistema de gestão da qualidade, bem como o funcionamento dos processos de auditorias interna e externas, atividades fundamentais para a governança da Entidade. Esses assuntos foram abordados pelos colaboradores Jean Seidler, da Gerência de Controladoria, e Gustavo Homrich, da Auditoria Interna.

O Workshop encerrou com uma apresentação do presidente Rodrigo Sisnandes Pereira que falou sobre o Família Previdência, destacando o crescimento do plano bem como as estratégias de divulgação adotadas pela Fundação para aumentar a quantidade de novos participantes.

No primeiro encontro, realizado no dia 16 de agosto, as apresentações focaram o Estatuto; Políticas de Governança e de Comunicação; Regimentos Internos dos Órgãos Diretivos; Comitês de Acompanhamento de Planos; Código de Ética e Processo de Apuração de Responsabilidades, com a participação da Gerente de Relações Corporativas, Adriana Espindola Reichmann, do Gerente Jurídico, Moacir Reis de Oliveira Júnior e dos membros do Comitê de Ética, Daiane Anziliero e Jean Seidler. O Workshop também teve a participação do representante da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), Rafael Magalhães, que falou sobre Gestão de Riscos e Controles Internos.

O Workshop será realizado a cada dois anos, sempre que houver renovação no quadro de gestores, e pontuará no Programa de Educação Continuada do Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS).