Caminhos para o Futuro debate previdência com qualidade de vida

caminhos_para_o_futuro_1Como aproveitar a aposentadoria e a longevidade com prosperidade e qualidade de vida? As respostas para esta questão foram amplamente debatidas pelos especialistas que participaram da 5ª edição do Seminário Caminhos para o Futuro, promovido pela Fundação CEEE, em Porto Alegre, no último dia 31 de julho. Ser previdente é mais do que cuidar das finanças, criando mecanismos de poupança previdenciária, também é preciso estar de olho na saúde e no bem-estar para usufruir, com mais plenitude, a vida cada vez mais longa.

Segundo dados divulgados pelo IBGE, em 2036 o Rio Grande do Sul terá mais idosos do que crianças. Além disso, a expectativa de vida ao nascer dos gaúchos, em 2030 será de 80,8 anos. Quem espera segurança e tranquilidade na aposentadoria terá que adotar uma postura mais proativa e planejadora em relação às finanças, assumindo agora o controle do futuro. Mas não basta cuidar somente da saúde financeira, o corpo e a mente também precisam de investimentos para levar uma aposentadoria mais saudável, a fim de aproveitar os frutos do esforço de poupança previdenciária.

rodrigo_sisnandes_presidente_fundacao_ceeePrevidência com qualidade de vida
O Presidente da Fundação CEEE, Rodrigo Sisnandes Pereira, abriu o evento apresentando o Plano Família Previdência como uma solução inovadora para as pessoas começarem agora a cuidar de sua poupança previdenciária. “Oferecemos um produto pronto, sem burocracia e de fácil acesso. Através de um convênio de adesão, empresas ou entidades podem disponibilizar o plano previdenciário a seus empregados ou associados. Sabemos que a Previdência Social não será suficiente para cobrir as necessidades de renda futura das pessoas, nesse sentido, os planos de previdência privada serão o caminho para suprir a demanda. Além disso, acreditamos que a previdência complementar se tornará uma das principais ferramentas na política de recursos humanos das empresas, visando a atração e retenção de talentos”, afirma.

caminhos_para_o_futuro_2Um dos convidados desta edição do Caminhos para o Futuro foi o economista Marcos Silvestre. Especialista em educação financeira e previdenciária, falou sobre como as pessoas podem se comprometer consigo mesmas em montar um projeto de previdência particular. “Diante da falência do sistema de previdência social, precisamos nos planejar para garantir a prosperidade na maturidade”, constata. Silvestre apresentou 10 passos para construir esta prosperidade que, dependendo do nível de esforço, será suficiente para a pessoa parar de trabalhar e viver plenamente da renda acumulada.

O Dr. Emílio Moriguchi, um dos maiores especialistas em saúde do Brasil, chefe do Serviço de Medicina Interna e da Unidade de Geriatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre falou sobre como aproveitar a longevidade com caminhos_para_o_futuro_3qualidade de vida, abordando os hábitos das pessoas que vivem bastante e bem. Os segredos da longevidade estão no cultivo de hábitos saudáveis como uma alimentação moderada e equilibrada, prática de atividade física regular, repouso, saúde espiritual e sobretudo uma vida social ativa. “Temos que nos preparar para envelhecer bem, cultivando a saúde desde a infância. Os fatores determinantes da longevidade são o estilo de vida, o ambiente em que convivemos e, em menor proporção a genética e o acesso à tecnologia. O segredo da longevidade está em como nós vivemos e com quem vivemos, cultivando boas relações”, destaca o especialista.

O evento fechou com uma rodada de debates conduzida pela jornalista Zete Padilha na qual os palestrantes responderam às perguntas da plateia.

As apresentações do 5º Seminário Caminhos para o Futuro estão disponíveis para download no site do evento: http://www.fundacaoceee.com.br/seminario/caminhos_2018/

caminhos_para_o_futuro_4

Fotos: Tânia Meiners.