Fundação apresenta excelentes resultados em 2023

capinha_institucional_rai_2023Desempenho dos planos previdenciários estão consolidados no Relatório Anual publicado no site da FFP.

Com um ótimo desempenho, a Fundação Família Previdência encerrou o ano de 2023 com uma rentabilidade consolidada de 14,77% em seus planos previdenciários, marcando um dos melhores resultados dos últimos cinco anos. O destaque ficou para o segmento de Renda Variável, composto, predominantemente, por ações negociadas na Bolsa de Valores, que alcançou uma performance de 17,82% ao longo do ano. Neste segmento estão, aproximadamente, 13% dos investimentos da Fundação. Outro segmento com grande performance foi o de Renda Fixa, composto principalmente por Títulos Públicos Federais, em que estão alocados 73% dos investimentos dos planos previdenciários e que atingiu uma rentabilidade de 15,68% no ano. Nos últimos 8 anos (2016-2023), a rentabilidade acumulada chega a 140,10% (151,2% do CDI) que ficou, no mesmo período em 92,66%, e também acima da meta atuarial de 123,97%.

Esses e outros resultados estão publicados no Relatório Anual 2023 que a Fundação Família Previdência disponibiliza aos participantes. Os documentos referentes aos planos previdenciários estão no site da Fundação, nos hot sites dos planos e no aplicativo Meu Plano.

Com relação aos participantes, a Fundação fechou o ano com o recorde de 18.445 clientes nos 12 planos sob sua gestão. Destaca-se o expressivo aumento no número de adesões ao Família Previdência Associativo, alcançando a marca de 7.333 participantes, tornando-se o plano de maior crescimento na entidade em volume de participantes, com um patrimônio já consolidado de R$ 173 milhões. Outro destaque é o projeto de expansão do Família Previdência Municípios, destinado aos servidores de 111 Entes Federativos, criado especialmente para complementar os regimes próprios de previdência social, com um potencial de ingresso de 70 mil servidores.

No relacionamento com os participantes ao longo do ano passado, a Fundação Família Previdência manteve uma presença ativa, realizando plantões e palestras em diversas cidades do interior do Rio Grande do Sul. Além do aumento no número de participantes, a entidade registrou um volume de aportes nos planos, totalizando R$ 2,6 milhões, e portabilidades no valor de R$ 1,8 milhões. Essas contribuições adicionais e transferências de valores de outros planos visam fortalecer os recursos investidos na poupança previdenciária dos participantes.

Comprometida em honrar seus compromissos, a Fundação continua gerando uma folha anual de benefícios no valor aproximado de R$ 800 milhões, destinados a mais de 8 mil aposentados e pensionistas. Nos últimos 8 anos, de 2016 a 2023, o volume acumulado de benefícios pagos chega a R$ 5,3 bilhões, enquanto o patrimônio se mantém na casa dos R$ 6,6 bilhões.

Os resultados detalhados dos planos de benefícios previdenciários, bem como as demonstrações financeiras, resultados dos investimentos e notas explicativas, estão disponíveis no Relatório Anual 2023. Este documento inclui também os pareceres dos Auditores Independentes, do Conselho Fiscal e do Conselho Deliberativo.

Clique aqui para acessar o Relatório Anual 2023 do seu plano previdenciário.