Fundação publica Política Atuarial

capinha_politica_atuarial_2023Documento disponibilizado no site apresenta princípios e diretrizes estabelecidos na gestão dos planos de benefícios da entidade.

A Fundação Família Previdência (FFP) disponibilizou no site a primeira edição da Política Atuarial adotada pela entidade. Neste documento estão mapeados os riscos atuariais, principalmente nos planos que apresentam características mutualistas e oferecem renda vitalícia ou garantia de benefício mínimo como o Plano Único da CEEE, os Planos I e II da RGE e o CeeePrev.

A FFP é uma das primeiras entidades no sistema de previdência complementar a disponibilizar uma Política Atuarial abrangente, incluindo atribuições e responsabilidades dos órgãos de governança, bem como das áreas técnicas que desenvolvem atividades que contribuem para mitigação dos riscos atuariais dos planos previdenciários.

Considerando a relevância da entidade no segmento, responsável pela gestão de 12 planos previdenciários, com patrimônio de R$ 6,5 bilhões e 18.500 participantes, a Política Atuarial da FFP vem para conferir maior robustez, segurança e transparência na gestão dos planos.

O gerenciamento dos riscos atuariais é de suma importância para preservar a liquidez, a solvência e o equilíbrio dos planos de benefícios administrados pela Fundação, sendo os riscos biométricos (óbito, invalidez, longevidade), de mercado (taxa de juros, indexadores econômicos, crescimento salarial), de liquidez e operacionais os que impactam de forma relevante os modelos matemáticos utilizados em cálculos e projeções atuariais.

A Política Atuarial constitui um instrumento de orientação por meio da qual as diretrizes e práticas de gestão da Fundação Família Previdência são estabelecidas, orientando a condução e avaliação dos planos. Serve como instrumento de gestão, atuando de forma proativa e contribuindo para a perenidade dos planos.

Através de uma linguagem clara, descreve os processos formais que fazem parte dos procedimentos de acompanhamento atuarial e traz transparência ao processo decisório sob os aspectos atuariais, visando a manutenção das condições de solvência dos planos de benefícios, bem como mitigação dos riscos atuariais para garantir segurança e tranquilidade dos participantes ativos e assistidos.

Clique na imagem acima para acessar a Política Atuarial da Fundação Família Previdência.