Conselho Deliberativo aprova alterações regulamentares nos Planos I e II da RGE

Propostas de ajustes devem ser encaminhadas para análise e aprovação final da PREVIC daqui a 30 dias.

O Conselho Deliberativo aprovou, no dia 28 de setembro de 2023, a proposta de alterações regulamentares nos dois planos da Patrocinadora RGE. Os quadros comparativos com as alterações propostas ficarão disponíveis no site para conhecimento dos participantes por um período de 30 dias e, posteriormente, serão encaminhados para análise e aprovação final da Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC. Os ajustes propostos não geram impactos em relação à elegibilidade, à forma de cálculo de benefícios e de contribuições, ao custeio e aos custos do plano. Confira abaixo uma síntese das principais alterações em cada plano.

PLANO I DA RGE

• Ajustes para atender à Resolução CNPC nº 50, de 16 de fevereiro de 2022, que dispõe sobre os institutos do benefício proporcional diferido (BPD), da portabilidade, do resgate e do autopatrocínio.
  • Inclusão de disposição sobre o custeio das despesas administrativas por parte dos participantes optantes pelo BPD.
  • Inclusão de opção do participante em receber o resgate com diferimento de até 90 dias.
  • Ajuste do requisito de elegibilidade ao instituto da Portabilidade, sendo quantificado o tempo de vinculação ao plano, ao invés do tempo de contribuição ao plano.
  • Ajustes para atender ao Parecer nº 610/2020/CAL/CGAT/DILIC, adequação da redação do dispositivo que determina a data em que é devida a complementação de pensão.
  • Alterações para otimizar a operação dos institutos do resgate e da portabilidade, adequação do mês de referência para o cálculo da atualização monetária, entre a data do desligamento e a data do efetivo pagamento ou da transferência.
  • Inclusão de artigo que registra a independência patrimonial do plano em relação aos outros planos e/ou serviços administrados pela FFP.
  • Identificação da data específica da alteração regulamentar já ocorrida.
  • Para proteger a solvência do plano e em linha com os temas repetitivos 955 e 1021 do Superior Tribunal de Justiça, foi ajustada a redação do artigo que trata da hipótese de revisão administrativa ou judicial dos benefícios concedidos ou a conceder.
  • Inclusão de artigo indicando que as alterações nesse Regulamento podem ser solicitadas pela Patrocinadora ou poderão ocorrer por iniciativa da Fundação Família Previdência, sendo que, nesse caso, deverão ser homologadas pela Patrocinadora, previamente à divulgação aos Participantes e Assistidos, e à submissão do processo de licenciamento pela autoridade governamental competente.

banner_quadro_comparativo_rge_I     banner_texto_consolidado_rge_I

Confira, nos banners acima, o quadro comparativo e o regulamento consolidado do Plano I da RGE.

PLANO II DA RGE

• Ajustes para atender à Resolução CNPC nº 50, de 16 de fevereiro de 2022, que dispõe sobre os institutos do benefício proporcional diferido (BPD), da portabilidade, do resgate e do autopatrocínio.
  • Ajustes para atender ao Parecer nº 632/2020/CAL/CGAT/DILIC, adequação da redação do dispositivo que determina a data em que é devida a complementação de pensão.
  • Ajustes para otimizar a operação dos institutos do resgate e da portabilidade, adequação do mês de referência para o cálculo da atualização monetária, entre a data do desligamento e a data do efetivo pagamento ou da transferência.
  • Inclusão de artigo para registrar a independência patrimonial do plano em relação aos outros planos e/ou serviços administrados pela FFP.
  • Identificação da data específica da alteração regulamentar já ocorrida.
  • Para proteger a solvência do plano e em linha com os temas repetitivos 955 e 1021 do Superior Tribunal de Justiça, ajustada a redação do artigo que trata da hipótese de revisão administrativa ou judicial dos benefícios concedidos ou a conceder.
  • Inclusão de artigo indicando que as alterações nesse Regulamento podem ser solicitadas pela Patrocinadora ou poderão ocorrer por iniciativa da Fundação Família Previdência, sendo que nesse caso deverão ser homologadas pela Patrocinadora, previamente à divulgação aos Participantes e Assistidos, e à submissão do processo de licenciamento pela autoridade governamental competente.

banner_quadro_comparativo_rge_II     banner_texto_consolidado_rge_II

Confira, nos banners acima, o quadro comparativo e o regulamento consolidado do Plano II da RGE.