Fundação manterá home office até 31 de março 2021

Atendimento presencial continuará fechado. Participantes podem utilizar os canais digitais.

O atendimento presencial, na sede da entidade em Porto Alegre, permanecerá fechado durante o primeiro trimestre do ano que vem. Considerando o agravamento da pandemia de covid-19 nos últimos meses do ano, com aumento de casos e de lotação na rede hospitalar, a entidade optou por manter o regime de teletrabalho instituído no início do ano. A Fundação Família Previdência seguirá em home office pelo menos até 31 de março de 2021 e retornará às atividades presenciais a partir de abril, respeitando os protocolos das autoridades estadual e municipal que estiverem em vigor. Neste período, os participantes podem utilizar os canais digitais (telefone, internet e aplicativo) disponibilizados pela entidade.

O home office priorizou a preservação da saúde de colaboradores e participantes. Grande parte dos atendimentos presenciais eram demandados por idosos, pessoas que compõem um dos principais grupos de risco para desenvolver a doença. Dos 18.400 participantes, 9.150 são aposentados e pensionistas. Ao longo do ano, a Fundação manteve suas atividades de atendimento funcionando normalmente nos canais digitais, o que contribuiu para modificar alguns hábitos dos participantes. Muitos que não utilizavam o autoatendimento optaram por fazer a senha e também baixaram o aplicativo Meu Plano que dá acesso a praticamente todos os serviços da entidade. Sem precisar sair de casa, é possível consultar saldos e extratos, contracheques de benefícios, fazer empréstimos, aportes de contribuições, acessar documentos, entre outras facilidades.

Ao longo desses nove meses, mesmo trabalhando em casa, por conta das medidas de distanciamento social, a Fundação ampliou alguns serviços. Lançou um aplicativo para adesão digital de novos participantes, não sendo mais obrigatório o contato pessoal e o preenchimento de documentos físicos. Inclusive a assinatura de documentos pode ser feita por meio digital.

Outra novidade implementada ao longo do ano foi o atendimento por videoconferência, com hora marcada. O participante pode agendar seu atendimento pelo site e interagir com o atendente, mantendo o distanciamento social tão importante para a saúde de todos.

Em 2020, a Fundação também aumentou o prazo dos empréstimos de 100 para 120 meses e reduziu a taxa de financiamento desse serviço para facilitar o acesso ao crédito para cobrir eventuais dificuldades financeiras dos participantes em decorrência da pandemia.

“Tivemos uma experiência muito positiva com o teletrabalho, mantendo nossos serviços e ampliando os canais de relacionamento digital. Inclusive, estamos estudando a possibilidade de adotar o home office permanente em algumas atividades. Assim que as condições forem mais favoráveis, retornaremos gradualmente ao modelo presencial, reabrindo o atendimento presencial”, afirma Rodrigo Sisnandes Pereira, Diretor Presidente da Fundação Família Previdência.