Live dá dicas para começar a investir

live_leila_ghiorzi1A terceira edição do Papo Família sobre educação financeira e previdenciária recebeu a consultora Leila Ghiorzi. Ela comanda uma empresa de empoderamento financeiro para pessoas que querem aprender a cuidar das contas, traçar objetivos e ingressar no mundo dos investimentos. Fundadora do projeto “É da minha conta”, com presença nas mídias sociais, Leila é consultora financeira com formação complementar em investimentos e intermediação financeira. Ela conversou com o presidente Rodrigo Sisnandes, no dia 05 de novembro, em live transmitida pelas mídias sociais do Plano Família Previdência.

Confira o bate papo completo no Instagram e no Facebook do Plano Família Previdência.

Insights da live

  • A pandemia veio para mostrar o quanto é importante estar organizado e ter uma estrutura financeira boa. É importante ter controle das finanças, mas não um controle que engesse a pessoa. O ideal é saber o que se faz com o dinheiro e começar a investir.
  • É hora de quebrar o tabu de falar sobre problemas financeiros, buscar ajuda, mesmo que seja difícil falar sobre a desorganização financeira. Mas quem estiver disposto a ajudar, tem que tratar com empatia este momento de fragilidade, entender o problema e orientar, sem ser impositivo.
  • Trocar uma dívida com juros maiores por outra com juros menores reduz o impacto ao longo do tempo.
  • Quando a pessoa começa a investir e percebe o resultado da mágica dos juros compostos, passa a querer investir mais.
  • Automatize o investimento com débito em conta para se acostumar a não contar com esse recurso no orçamento. É melhor começar com a poupança do que não fazer nada. Depois, estudar outros investimentos mais rentáveis e com liquidez diária.
  • Não precisamos investir necessariamente todos os meses. Para começar, dá para investir quando chega o 13º salário e as férias.
  • Dica para os jovens: quanto antes começar, mais tempo temos para contar com o efeito dos juros compostos trabalhando a nosso favor e menos esforço será necessário para a aposentadoria.