4ª Jornada Financeira aborda desafios e perspectivas para 2020

jornada_financeiraA quarta edição da Jornada Financeira, uma iniciativa da Fundação Família Previdência, em parceria com o SENGE-RS, trouxe um balanço do ano de 2019 e as perspectivas para 2020 no campo econômico com a palestra do economista Bernardo Baggio, gerente de investimentos da Fundação. Os riscos de recessão global, com a desaceleração da economia, a guerra comercial entre EUA e China, a redução nas taxas de juros que já estão operando em patamares negativos na Europa, foram alguns dos pontos abordados pelo palestrante. Sob esta questão específica, Baggio destacou que as taxas negativas estão alcançando também os títulos de dívida de empresas privadas.

No cenário doméstico, Baggio falou sobre alto nível de ociosidade da indústria, o desemprego que continua em alta, na casa de 11%, fatores que estão retardando a retomada do crescimento. Em contrapartida, os investidores estão obtendo resultados positivos, principalmente na Bolsa de Valores e em ativos de renda fixa. Baggio mostrou os resultados do plano SENGE Previdência que, de janeiro 2017 a setembro 2019 acumula uma rentabilidade de 40,05%, enquanto o CDI, no mesmo período foi de 22,37%. A carteira de investimentos do plano está estruturada para performar no longo prazo, com alocações em títulos públicos e ações em bolsa de valores, a fim de garantir o fluxo de pagamento de benefícios.

Para o economista, entre os temas que afetarão os investimentos no próximo período estão a reforma tributária, a agenda de privatizações e a redução das taxas de juros reais.