Preparação para Aposentadoria traz novos significados para essa fase da vida

ppa_1

Com 27 participantes, a primeira edição do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA), realizada de 12 a 14 de junho, apresentou um mundo cheio de possibilidades para quem vai parar de trabalhar nos próximos anos e começar a receber os benefícios de seu plano previdenciário. A Fundação remodelou o programa, trazendo novas abordagens para os participantes construírem caminhos para tornar esta transição mais natural e tranquila.

A mudança de rotina traz muitos desafios para aqueles que, de uma hora para outra, se veem aposentados. Pensando nisso, o PPA da Fundação aborda as principais incertezas e medos que os participantes enfrentam neste período. Alguns fatores devem ser levados em conta por aqueles que querem passar essa fase com plenitude e qualidade de vida, administrando não apenas a saúde financeira com os recursos poupados em seu plano previdenciário, mas também a saúde física e mental.

O PPA da Fundação abordou temas como a reorganização do tempo livre, a importância de estabelecer novos projetos de vida, aspectos psicossociais inerentes à mudança de rotina, envelhecimento, relacionamento familiar, planejamento financeiro, entre outros, consolidando uma série de orientações importantes para aqueles que estão planejando sair do mercado de trabalho e aproveitar sua aposentadoria com novos desafios e oportunidades.

Mas, para aqueles que têm espírito empreendedor e querem continuar trabalhando, tocando novos projetos, o PPA também apresentou algumas dicas. Procurar instituições especializadas em formação de empreendedores é fundamental, pois a abertura e manutenção de novos negócios é um desafio que requer muito preparo. Às vezes, a aposentadoria chega no momento de plena força laboral. Por que não buscar uma nova colocação no mercado de trabalho, valorizando sua experiência? Nesse caso, um coaching de carreira pode mostrar vários caminhos para quem quer continuar na ativa, mesmo depois de aposentado.

Para quem tem aspirações humanitárias, o trabalho voluntário pode ser uma ótima alternativa. Há uma diversidade de instituições e locais que recebem voluntários que dedicam algumas horas do tempo livre para transformar a comunidade em que vivem e enriquecer seu propósito de vida.

Após três dias com muita troca de ideias entre os colegas e de diálogo com os consultores que ministraram o curso, a turma que participou do PPA saiu confiante de que a aposentadoria não é um fim, mas um novo começo cheio de possibilidades e oportunidades para quem está aberto para aproveitá-las.

A Fundação abrirá uma nova turma do Programa de Preparação para Aposentadoria no segundo semestre de 2019. Aguarde a divulgação do período de inscrições.