Fundação organiza workshop para dirigentes

workshop_2018Encontro objetiva formar os novos gestores e promover a troca de experiências com os conselheiros e diretores que permanecem na entidade.

Investir na formação dos dirigentes é um dos caminhos para que as Entidades Fechadas de Previdência Complementar aprimorem suas práticas de governança. Com esse enfoque, a Fundação CEEE realizará a primeira edição de um workshop para seus dirigentes, nos dias 16 e 27 de agosto. A iniciativa vem ao encontro de uma das diretrizes da Entidade voltada para o aprimoramento do modelo de governança. “O workshop vai tratar de pontos fundamentais referentes às responsabilidades de nossos conselheiros e diretores para que todos tomem conhecimento dos instrumentos normativos e principais processos que envolvem a tomada de decisão e controle interno da Fundação”, explica o presidente Rodrigo Sisnandes Pereira.

O Workshop será ministrado pelos técnicos da entidade e representantes da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) que falarão sobre os seguintes temas: Estatuto; Políticas de Governança, Investimentos e de Comunicação; Regimentos Internos dos Órgãos Diretivos; Código de Ética; Manual de Gestão; Comitês de Acompanhamento de Planos; Gestão de Riscos e Controles Internos; Acompanhamento Atuarial; Auditoria Interna; Demonstrações Contábeis, além de tópicos referentes à legislação previdenciária.

A ideia é proporcionar uma formação básica sobre como funciona a Fundação CEEE para os novos dirigentes que assumiram os cargos em julho e oportunizar a troca de experiências com os representantes que permaneceram na gestão da entidade. O Workshop será realizado a cada dois anos, sempre que houver renovação no quadro de gestores, e pontuará no Programa de Educação Continuada do Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS).

“Temos a responsabilidade de administrar a poupança previdenciária de mais de 15 mil participantes, gerando retornos compatíveis com os compromissos atuariais dos planos. Nesse sentido, é importante que os novos dirigentes iniciem sua gestão na entidade, munidos de todas as informações necessárias para o exercício dos cargos que foram investidos”, salienta Sisnandes.