Palestra aborda importância da previdência complementar

A Presidente da Fundação CEEE, Janice Fortes,  e o Diretor Administrativo, Jeferson Luis Patta de Moura, proferirão uma palestra no Sindicato dos Contabilistas de Porto Alegre, em reunião almoço dirigida aos associados deste sindicato. O evento está agendado para o dia 20 de julho. Com o título “Planejar é preciso: um debate sobre a importância de ter previdência complementar”, os dirigentes da Fundação vão falar sobre como os planos previdenciários são uma ótima opção de planejamento financeiro e apresentarão um breve perfil da entidade. Desde 2001, trabalhadores vinculados a sindicatos, associações e conselhos profissionais podem aderir a planos instituídos pelas entidades representativas de suas categorias.

Em um cenário no qual a Previdência Social proporciona um benefício básico aos aposentados, é necessário avaliar alternativas de geração de renda no futuro. A expectativa de vida dos brasileiros está aumentando e, em poucas décadas, chegará aos 80 anos, longevidade de países desenvolvidos. De acordo com dados do IBGE, o Brasil terá 65 milhões de idosos em 2050. O aumento da expectativa de vida exige maiores esforços de poupança para manutenção da renda na aposentadoria. Nesse sentido, os planos de previdência complementar se apresentam como uma alternativa rentável e segura para o planejamento financeiro do trabalhador.

Ser participante de um plano de previdência complementar ainda é uma opção que poucos brasileiros adotam em seu planejamento para o futuro. Hoje, o sistema cobre em torno de 7% da população economicamente ativa, aproximadamente sete milhões de pessoas.