Encontros e live esclarecem dúvidas sobre alterações estatutárias

sao_leopoldoDiretoria reuniu participantes para apresentar as novidades do novo estatuto em fase de aprovação.

Mais de 300 participantes prestigiaram as palestras presenciais e a live que a Diretoria Executiva apresentou nos dias 18, 19 e 20 de março sobre as alterações estatutárias da Fundação Família Previdência. Os encontros foram realizados em São Leopoldo, Gravataí, Osório e Porto Alegre. Na oportunidade, além de receber informações sobre os resultados da Fundação em 2023, os participantes esclareceram dúvidas sobre os principais pontos que serão alterados no Estatuto. Ainda em fase de aprovação, o documento deverá ser encaminhado para análise e aprovação final da Superintendência Nacional de Previdência Complementar –  PREVIC nos próximos dias.

Aprovado pelo Conselho Deliberativo em fevereiro, o novo texto estatutário está disponível aos participantes no site da entidade. Acesse aqui. Uma das alterações trata da adoção do nome fantasia “Fundação Família Previdência” como razão social da entidade. Nos conselhos deliberativo e fiscal foi mantida a paridade entre representantes eleitos e indicados. A figura do conselheiro suplente eleito e indicado será extinta em ambos os conselhos. Em contrapartida, foram criadas duas vagas no Conselho Deliberativo para inclusão de conselheiros profissionais, sem vínculo com os planos previdenciários, e uma vaga para conselheiro profissional no Conselho Fiscal. Outro ponto do novo texto estatutário prevê que não haverá mais o voto de minerva dos indicados no Conselho Deliberativo e dos eleitos no Conselho Fiscal. Os conselheiros profissionais serão escolhidos por meio de processo seletivo, conduzido pelo Conselho Deliberativo, em formato semelhante ao que ocorreu na seleção da Diretoria Executiva em 2022.

gravataiA profissionalização nos conselhos das entidades fechadas de previdência complementar é uma tendência do segmento que visa aprimorar a governança com a participação de pessoas capacitadas e com larga experiência na gestão previdenciária. A prática está alinhada ao Planejamento Estratégico da Fundação que visa aumentar o número de participantes e patrocinadoras nos próximos anos. Nesse sentido, os conselheiros profissionais, além da expertise em previdência, trarão uma visão independente, sem vínculo com planos, patrocinadores e instituidores.

osorio  porto_alegre_2

tela_live