Resultados da Fundação Família Previdência superam crise em 2020

Entidade teve acréscimo de R$ 5,8 milhões considerando aportes e contribuições de novos participantes.

Apesar da pandemia e da volatilidade dos investimentos, a Fundação Família Previdência conquistou resultados expressivos ao longo de 2020. Mesmo com o pagamento de R$ 650 milhões em benefícios para 9 mil aposentados e pensionistas, a entidade teve um incremento patrimonial de R$ 66 milhões em relação a 2019, chegando a R$ 7,5 bilhões de patrimônio.

A rentabilidade nominal consolidada dos 12 planos previdenciários foi de 6,71%, correspondendo a 236,20% do CDI no período, um excelente resultado, considerando o período marcado por incertezas, crises políticas e retração econômica provocadas pela crise sanitária. Com relação à entrada de recursos, a Fundação Família Previdência teve um acréscimo de R$ 5,8 milhões considerando aportes e contribuições de novos participantes que ingressaram em 2020.

Mesmo com o cenário desfavorável, o número total de participantes passou de 17.960, em dezembro de 2019 para 18.422, em dezembro de 2020. Ao longo do ano, 831 novos participantes ingressaram nos planos da entidade, gerando um saldo de 462 na carteira total de clientes, considerando ingressos e desligamentos. “Foi um ano atípico para os nossos objetivos de crescimento em volume de participantes, já que muitas pessoas tiveram que adiar seus planos de investimento no longo prazo, recorrer ao auxílio emergencial para pagar as contas e até mesmo abrir mão de sua poupança previdenciária em casos mais extremos”, analisa Rodrigo Sisnandes Pereira, Diretor Presidente da Fundação Família Previdência.

A entidade mantém uma curva de crescimento de participantes nos últimos quatro anos na casa dos 18%, considerando o total de clientes entre dezembro de 2016 e dezembro de 2020. Os anos de 2018 e 2019 foram excelentes com superação das metas estabelecidas pela gestão. “Agora, temos uma nova janela de oportunidade para oferecer nosso plano de previdência para outro segmento composto pelos servidores municipais que deverão aderir até o final do ano a um regime complementar. Mesmo com a continuidade da pandemia nos próximos meses, teremos a adesão das prefeituras a esse regime obrigatório”, avalia Sisnandes.

Plano Família Previdência

Dirigido aos familiares dos atuais participantes da Fundação bem como aos associados de nove instituidores, o Plano Família Previdência Associativo foi o que mais cresceu na entidade em volume de participantes: 19,5%, passando de 3.605 para 4.309 clientes. O patrimônio do plano ultrapassou os R$ 40 milhões. Com dez anos de existência, acumula uma rentabilidade de 159,5%, no período de março 2011 a fevereiro 2021, enquanto o CDI, no mesmo período foi de 134,8% e a poupança, 79,5%. O plano permite contribuições mínimas de R$ 50, aposentadoria a partir dos 50 anos de idade e resgates a partir de 36 meses de vínculo. Além disso, as contribuições previdenciárias podem ser deduzidas no Imposto de Renda até o limite de 12% da renda bruta anual, um benefício fiscal para quem faz a declaração completa. Outra vantagem do plano é que os familiares dos participantes também podem aderir e as contribuições feitas para os dependentes podem ser deduzidas no IR.