Rentabilidade consolidada chega a 20,87% em 2019

Com um dos melhores resultados dos últimos cinco anos, a Fundação Família Previdência fechou 2019 com 20,87% de rentabilidade nominal. O segmento de Renda Variável, composto principalmente por ações em Bolsa de Valores, teve retorno de 33,51% no ano, enquanto o segmento de Renda Fixa, composto por títulos públicos federais rendeu 19,54% no período. Cerca de 95% dos ativos dos planos estão alocados nesses dois segmentos.

Descontando a inflação, medida pelo INPC, de 4,48%, o retorno real dos investimentos da entidade foi de 15,69%. O CDI, taxa utilizada como referência em aplicações financeiras, foi de 5,95%.

Gestão de investimentos
O ano de 2019 foi muito positivo, sobretudo para quem aplica em Bolsa de Valores. As sucessivas reduções na taxa básica de juros ao longo do ano, chegando ao mínimo histórico de 4,5%, em dezembro, pressionaram os investidores a buscarem novas alternativas para alocar seus recursos. Ao longo do segundo semestre, a Fundação ampliou gradativamente suas posições em Renda Variável para os atuais 20,6% da carteira. Em maio, a entidade estava com 16,7% investidos neste segmento.

“Este resultado representa o desempenho global da Fundação. Cada plano tem uma política de investimentos alinhada com suas necessidades, gerando resultados diferentes conforme a composição da carteira de ativos”, comenta Gilberto Gischkow Valdez, Diretor Financeiro da Fundação. Os participantes podem acompanhar os resultados de seus respectivos planos na área de autoatendimento no site e pelo app Meu Plano.

Confira, no gráfico abaixo, o comparativo do resultado de 2019, com alguns indicadores econômicos.

rentabilidade3