Fundação apresenta soluções para a previdência complementar

encontPioneira no segmento de planos dirigidos aos familiares dos participantes, a Fundação participou do 8º Encontro Nacional dos Contabilistas das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, organizado pela ABRAPP e ANCEP nos dias 01 e 02 de agosto, em Porto Alegre. O Diretor-Presidente Rodrigo Sisnandes Pereira foi um dos palestrantes do painel “Planos instituídos: viabilização jurídica, possíveis modelagens, soluções de implementação e de gestão e sustentabilidade”, apresentando a experiência da Fundação com o Família Previdência.

Sisnandes falou sobre os resultados do plano e sobre as oportunidades de crescimento do setor. “A discussão da Reforma da Previdência colocou o tema na agenda das pessoas e o segmento de fundos de pensão, por não terem fins lucrativos, entregam mais rentabilidade para os participantes. Além disso, nosso segmento busca soluções coletivas para a população, através de planos setoriais que podem fomentar a previdência complementar para uma parcela maior de trabalhadores”, destacou.Para exemplificar, Sisnandes apresentou um comparativo de resultados de produtos administrados por bancos e a média do segmento de fundos de pensão. Enquanto as Entidades Fechadas de Previdência Complementar entregaram, em média, 12,14% de rentabilidade entre 2006 e 2018, os principais bancos que operam no segmento de previdência privada tiveram resultados médios de 7,68% a 9,10% no mesmo período. A rentabilidade média dos produtos administrados por bancos também ficou abaixo da média do CDI (10,81%) e, no máximo dois pontos percentuais acima do rendimento da poupança. Nos últimos 10 anos, apenas 16% dos planos de previdência das entidades abertas ficaram acima do CDI.

Em contrapartida, a Fundação entregou, em média, 12,28% de rentabilidade entre 2006 e 2018, um pouco acima da média do segmento de fundos de pensão. “No entanto, os produtos previdenciários precisam proporcionar mais do que uma boa rentabilidade, é necessário gerar experiências positivas ao participante para que ele perceba a importância de investir em seu futuro, mas que também possa contar com parte dos recursos quando necessário”, avalia Sisnandes. É por esse caminho que os planos setoriais e instituídos como o Família Previdência estão seguindo para atender à demanda das novas gerações.

Família Previdência
O Família Previdência está estruturado em um modelo flexível de poupança de longo prazo para o participante planejar suas finanças. O saldo acumulado pode ser transformado em benefício mensal a partir dos 50 anos de idade e cinco anos de vínculo ao plano. O participante é quem define o prazo de recebimento da aposentadoria, a partir do mínimo de cinco anos. Após três anos de vínculo, é possível fazer o resgate integral ou parcial do saldo acumulado. Os resgates parciais podem ser feitos a cada dois anos, no limite de 20% do montante disponível. Outra vantagem do Família Previdência é que os recursos portados de outro plano previdenciário podem ser resgatados integralmente, desde que o participante já tenha pelo menos três anos de vínculo ao Família. Todos os participantes da Fundação podem aderir ao plano e também incluir seus familiares como titulares.

“Planos mais flexíveis como o Família Previdência proporcionam mais autonomia para o participante gerenciar sua poupança de longo prazo”, avalia Sisnandes. Hoje, o Família Previdência está com 2.470 participantes. É o plano que mais cresce na entidade, com patrimônio de R$ 17,4 milhões e rentabilidade acumulada de 144% desde sua criação, em dezembro de 2010.