Fundação chega à marca recorde de 16 mil participantes e R$ 6,5 bilhões de patrimônio

rodrigo_sisnandes_1Resultados foram apresentados em reunião com entidades associativas. Encontro realizado em 05 de novembro debateu cenários e metas de crescimento da Entidade.

A campanha de adesão ao Plano Família Previdência está rendendo excelentes resultados para a Fundação CEEE. A Entidade atingiu a marca recorde de 16 mil participantes, fruto da meta definida no início do ano de conquistar 1.000 novos participantes em 2018. Até agora mais de 900 novos participantes ingressaram na Fundação. Outro recorde foi obtido com relação ao patrimônio que chegou aos R$ 6,5 bilhões em outubro por conta do desempenho dos investimentos.

Focada no crescimento, a Fundação CEEE está investindo no Plano Família Previdência, que possui uma versão para adesão de participantes pelo vínculo associativo e outra para o ingresso de novas patrocinadoras, mediante convênio de adesão. “Estamos passando por um momento de mudança cultural, revisando processos e adotando um perfil comercial com o envolvimento de todos os colaboradores da Fundação. Além disso, a criação de planos padronizados contribuirá para a redução de custos e ganho de escala em nosso segmento”, prevê o presidente Rodrigo Sisnandes Pereira.

Outro ponto de destaque é o volume de compromissos da Entidade com os assistidos. Hoje a Fundação CEEE possui em torno de 9.300 aposentados e pensionistas nos 12 planos previdenciários, rodando uma folha mensal de R$ 47 milhões ou R$ 600 milhões por ano. “Nossos compromissos com os assistidos são cumpridos rigorosamente, gerando renda para mais de 9 mil famílias que investiram parte de seus recursos na ativa para garantir um futuro melhor durante a aposentadoria”, afirmou.

Novos projetos
Além das metas de crescimento, a Fundação também vai direcionar suas ações para três novos pilares: modernização estatutária, projeto Fundação Digital e mudança do prédio sede. Este último pilar está relacionado à nova legislação sobre os investimentos das Entidades Fechadas de Previdência Complementar. Em 12 anos, os fundos de pensão terão que vender seus imóveis e terrenos ou constituir fundo de investimento imobiliário para abrigar esses ativos. O objetivo desta medida é proporcionar maior liquidez aos investimentos, contribuindo para que os recursos sejam convertidos mais rapidamente em dinheiro para o pagamento de benefícios de aposentados e pensionistas. A venda dos imóveis localizados no Centro Histórico de Porto Alegre já foi aprovada pelo Conselho Deliberativo. A Fundação CEEE contratou uma empresa especializada para avaliar as necessidades de espaço e está analisando as oportunidades disponíveis no mercado para alugar sua futura sede.

liderancas_1Relacionamento com entidades
Os resultados e os novos projetos foram apresentados pela diretoria da Fundação CEEE em reunião com lideranças das entidades representativas dos participantes vinculados às patrocinadoras do setor elétrico do RS. Participaram representantes do SENGE-RS, AFCEEE, SINTEC-RS, SENERGISUL, AAPERGS, ATCEEE, AECEEE, SINDAERGS, UNIPROCEEE e Sindicato dos Contabilistas de Porto Alegre. Nesta oportunidade, os participantes esclareceram dúvidas sobre uma possível recomposição societária do Grupo CEEE.

Sisnandes informou que as garantias dos planos previdenciários da Patrocinadora CEEE estão previstas em dispositivos legais e contratuais que exigem o cumprimento dos compromissos previdenciários com os participantes. Entre outros dispositivos, as garantias estão presentes nos convênios de adesão, nos contratos de dívida das patrocinadoras e na Lei Estadual Nº 12.593, que trata da desverticalização da CEEE.

Considerando os compromissos previdenciários com os participantes do Plano Único e com os participantes que migraram para o CeeePrev em 2002, o Grupo CEEE tem um passivo de R$ 1,4 bilhão. Esse valor é variável, conforme os resultados obtidos pelos dois planos previdenciários. Além disso, o Grupo CEEE tem uma dívida de R$ 184 milhões que vem saldando regularmente junto à Fundação CEEE. O fluxo mensal de pagamentos das patrocinadoras CEEE-D e CEEE-GT é da ordem de R$ 20 milhões por mês, considerando o pagamento da dívida e as atuais contribuições previdenciárias.

“Este encontro com as entidades representativas foi importante para mostrarmos, com transparência, os caminhos que vamos seguir nos próximos anos, com o objetivo de manter a Fundação no rumo do crescimento e do cumprimento de sua missão previdenciária com os participantes”, destacou o presidente.