Fundação Família Previdência assumirá gestão de Plano da OABPREV do Rio de Janeiro

Plano RJ-PREV tem 5.800 participantes e R$ 73 milhões de patrimônio.

Nos próximos meses, a Fundação Família Previdência vai assumir a gestão de mais um plano previdenciário, o RJ-PREV, administrado atualmente pela OABPREV do Rio de Janeiro. Recentemente, a Fundação participou de uma concorrência com outras entidades do segmento para fazer a gestão do plano dos advogados vinculados à seção fluminenses da OAB e à Caixa de Assistência da Advocacia do Estado do Rio de Janeiro – CAARJ, entidades instituidoras do plano que hoje conta com 5,8 mil participantes e patrimônio de R$ 73 milhões. Cerca de 96% dos participantes ainda estão na ativa.

“Ao assumir a gestão do RJ-PREV, a Fundação abre um novo caminho para crescer no segmento de previdência privada. O plano é jovem, ainda em fase de acumulação patrimonial, e com grande potencial de crescimento por conta da quantidade de profissionais vinculados a um setor diferente de todos que atendemos atualmente”, avalia Rodrigo Sisnandes Pereira, Diretor Presidente da Fundação.

A primeira etapa do processo de transferência pode durar até 180 dias para ser concluída e protocolada para aprovação junto à Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC. Por enquanto, o plano permanece sob gestão da OABPREV-RJ que já está em tratativas com a Fundação para efetivar a transferência.

Na proposta encaminhada para os instituidores do plano, a Fundação Família Previdência destacou os excelentes retornos dos investimentos nos últimos 15 anos que chegam a 546% de rentabilidade. Cerca de 80% dos ativos estão sob gestão própria, o que proporciona maiores retornos nos investimentos e menores custos para os participantes. “Certamente nossa solidez patrimonial, expertise e performance da carteira de investimentos pesaram na tomada de decisão dos instituidores do RJ-PREV”, analisa Saul Fernando Pedron, Diretor Financeiro da Fundação.

Geograficamente, os clientes da Fundação Família Previdência estão concentrados no Rio Grande do Sul, além de duas empresas com sede administrativa em Santa Catarina. A entrada da OAB-RJ e CAARJ abre um novo mercado no Sudeste do País. “Será um desafio atender um público concentrado em uma região distante da nossa sede, mas já estamos desenvolvendo um plano de ação para que os participantes vinculados ao RJ-PREV sejam acolhidos e atendidos com excelência, principalmente nesse processo de transferência de gestão”, afirma o Diretor de Previdência, Jeferson Luis Patta de Moura.

Maior entidade deste segmento do Rio Grande do Sul, com patrimônio de R$ 7 bilhões e 18 mil participantes, a Fundação Família Previdência administra 12 planos previdenciários para empresas públicas e privadas do setor energético, mineração, indústria de componentes automotivos, além de entidades associativas e sindicais de vários segmentos como engenharia, ensino privado, processamento de dados e recursos humanos. Hoje, mais de 9.200 participantes já recebem aposentadorias e pensões, gerando uma folha mensal de R$ 50 milhões em benefícios.