Família Previdência Associativo supera média de rentabilidade do segmento

familiaRetorno do plano é maior que indicadores econômicos, produtos administrados por bancos e média das entidades fechadas de previdência complementar.

Com rentabilidade de 71,8% no período de 2016 a setembro de 2021, o plano Família Previdência Associativo apresenta resultado superior à média de rentabilidade dos planos de contribuição definida, publicada no Consolidado Estatístico da ABRAPP, ficando com 4,71 pontos percentuais de vantagem. Os resultados até dezembro de 2021 ainda não foram publicados pela associação que congrega as Entidades Fechadas de Previdência Complementar.

Além de bater a média do segmento, o Família Previdência supera, com folga, os resultados dos quatro principais bancos que atuam no segmento de Previdência Privada e que obtiveram retornos entre 40,6% e 31,8% no mesmo período.

Com relação a outros indicadores, o Família Previdência Associativo também leva larga vantagem, alcançando 146,7% do CDI, 251,2% da poupança e 38,9 pontos percentuais acima da inflação medida pelo INPC, neste período.

Confira na tabela abaixo o comparativo entre o Plano Família Previdência e o mercado, no período de janeiro de 2016 a setembro de 2021.

tabela_comparativo_familiaComparativos de rentabilidade devem ser feitos com produtos semelhantes. Como o Família Previdência Associativo é um plano de contribuição definida, não pode ter em sua carteira de investimentos ativos marcados na curva (títulos mantidos até o vencimento), conforme a Resolução Nº 43 do Conselho Nacional de Previdência Complementar. A marcação na curva garante um retorno gradual e constante de rentabilidade ao longo do tempo, pela taxa de aquisição do título, até a data de vencimento do ativo, sem interferência das oscilações de mercado sobre os preços destes ativos.

Planos de contribuição definida devem possuir todos os seus ativos marcados a mercado, ou seja, estão sujeitos às oscilações de precificação dos títulos ao longo do tempo, com vistas a não ocorrência de transferência de riqueza entre os participantes Em períodos de volatilidade, como nos últimos dois anos, os preços dos ativos oscilam mais, impactando na rentabilidade de curto prazo do plano, mas para os participantes do plano Família, isto se torna oportunidade, pois no longo prazo, os resultados, mesmo com oscilações negativas no curto, superam com folga outros produtos disponíveis no mercado.

Além disso, os planos instituídos como o Família Previdência Associativo não possuem uma carteira de empréstimos de longo prazo como outros produtos previdenciários, como planos patrocinados, outra fonte de rentabilidade para essa modelagem de plano na qual há contrapartida da empresa patrocinadora.

Crescimento do Família Previdência Associativo em 2021

No último ano, o patrimônio do Plano Família Previdência Associativo cresceu 90,7%, passando de R$ 41 milhões para R$ 78,2 milhões. Em volume de participantes houve um incremento de 20,7%, de dezembro de 2020 até dezembro de 2021, passando de 4.309 para 5.201 participantes.

O Família Previdência é bastante flexível, permitindo contribuições a partir de R$ 50,00; aposentadoria a partir dos 50 anos e um ano de vínculo ao plano. Assistidos de outros planos previdenciários que portarem seus recursos para o Família não precisam cumprir a carência de um ano para receber benefício, mantendo a condição do plano original.

Mais informações sobre o Família Previdência Associativo estão disponíveis em:

www.familiaprevidencia.com.br